O que fazer com a borra do café?


Saborear um delicioso café espresso é sempre um prazer, mas como tudo na vida sempre há um resíduo a ser descartado. Nesta caso a borra do café. Veja 10 utilidades para a borra do café.


1) Como deixar o encanamento da cozinha sem cheiro?

Usar borra de café cerca de uma vez por semana. Ferver água em um bule de chá ou em uma panela. Jogue no ralo a borra do café. Despejar pelo menos 5 xícaras de água fervente depois da borra.
 


A água quente irá empurrar os grãos, para não entupir o ralo. O encanamento deverá permanecer sem odores por pelo menos uma semana após isto.

2) Como tingir objetos?

A borra de café é um excelente corante marrom para qualquer coisa. Pegue a borra de café e coloque-a em um papel filtro. Mergulhe em duas xícaras de água quente por cinco a dez minutos. Depois de ter feito isso, você tem um corante pronto para uso. Quando tingir um pedaço maior de tecido, simplesmente aumente a quantidade de água e a quantidade de borra. Este corante feito de borra de café também pode ser usado para encobrir as manchas indesejadas em moveis.

3) Como limpar objetos difíceis?
Uma panela que simplesmente não limpa, ou um cinzeiro cheio de manchas. A borra é extremamente abrasiva e ácida, o que lhe dá uma vantagem quando se trata de limpeza difícil. Simplesmente misture com um pouco de água e em seguida esfregue com uma escova firme. Certifique-se de que os objetos que você vai limpar são resistentes a manchas. Caso contrário você tem que fazer da limpeza um processo rápido.

4) Repelente para gatos e pragas.

Misturar um pouco de borra de café com um pouco de casca de laranja, e em seguida espalhar pelo jardim. Uma vez que os gatos não gostam do cheiro do café ou quaisquer cheiros cítricos, esta. A borra de café mantém a formiga longe. Formigas também não gostam cheiro do café. Se você está tendo problemas com formigas espalhe borra de café sobre cada formigueiro.

5) Como adubo.
A borra de café é um excelente fertilizante para o solo do jardim. Enriquece consideravelmente o adubo que preparamos em casa para o jardim. A borra pode melhorar o crescimento de cenouras e rabanetes em particular. Antes de plantar, misture suas sementes de cenoura e de rabanete com borra de café. Depois, plante. Não só a borra aumentará o tamanho e a quantidade de cenouras e rabanetes também ajudará a afastar as pragas.

6) Como desodorizante.

A borra de café atrai e prende odores indesejáveis, sem misturar estes odores com o inconfundível aroma de café. Depois de secá-la (usar toalha de papel) coloque a borra dentro de uma meia velha. Feche e amarre à meia, e coloque os sachês dentro de armários ou qualquer área que precise ser refrescada. Os resultados vão durar por algumas semanas. Aplicar o mesmo método ao seu congelador. Coloque a borra dentro de um pote vazio de margarina ou algo semelhante. Coloque a tampa sobre o pote, faça buracos na parte superior para permitir o fluxo de oxigênio.

7) Como cosmético.

A borra de café intensifica a cor do cabelo marrom ou preto. O café também dá um brilho extra ao cabelo. Esfregando a borra no couro cabeludo, você pode melhorar a saúde da pele, ajudando a evitar caspa. Quando você estiver no chuveiro e já lavou o cabelo, pegue um pouco de borra - não importa se ainda está molhada - e esfregue a borra em todo o cabelo. 


Depois de ter espalhado e friccionado bem em seu cabelo, enxágue. É uma boa ideia fazer isto depois de usar o shampoo e antes do condicionador, para ter certeza de você realmente removeu a borra, evitando que deixe algum cheiro no cabelo. Você também pode usar borra de café para tornar mais brilhante o pelo de seu cão.

8) Inibidor de poeira.

A limpeza de uma lareira é um grande incômodo, uma vez que as cinzas que se formam são leves e arejadas, muitas vezes voando por toda a sua casa enquanto você tenta limpar. A solução é usar borra de café molhada. Antes de limpar a sua lareira, tome uma boa quantidade de borra molhada e coloque suavemente sobre as cinzas e fuligem. Ela rapidamente vai começar a absorver a poeira, o que lhe permitirá limpar sua lareira.

9) Cultivo de cogumelos.

Primeiro você precisa de um pote de vidro ou balde. Utilize pedaços e partes de plantas onde já estejam crescendo cogumelos. Coloque a borra molhada no pote ou balde, e então empurre um dos pedaços de planta com cogumelos para dentro da borra. A cada vez que você beber café coloque a borra no balde e acrescente mais planta. 


Assegure-se de manter a borra úmida. Dentro de alguns dias você deve começar a ver o cogumelo crescendo. Continue acrescentando mais borra e pedaços de plantas, até ocupar todo o espaço de seu recipiente. Talvez surja um pouco de mofo crescendo na borra; apenas remova o mofo para que não afete os cogumelos.

10) Na culinária.

Para cozinhar, não utilize a borra de café use o pó fresco. Em vez de jogar fora o café que sobrou no fundo da xícara, utilize-o como amaciante de carne; mergulhe seu bife no café para tornar a carne mais macia, ao mesmo tempo acrescentando um sabor ótimo e diferente. Você também pode adicionar pó fresco em biscoitos e bolos de chocolate para um sabor mais rico e único. 


por Marcus Petillo

Pages